Momento Musical Duettom

“Música é uma arte que se faz em conjunto”. É com esse pensamento em mente que a Duettom elaborou o que hoje chamamos de prática de bandas. Para quem não conhece, a prática de bandas é um momento realizado em alguns sábados onde nossos alunos praticam o que irão tocar na apresentação de fim de semestre. “Mas isso não poderia acontecer na aula com o professor?” Sim, isso acontece na aula com o professor. Mas música é uma arte que se faz em conjunto, como citamos acima, e visto isso, parte muito importante do processo é conhecer quem irá tocar com você, criar sincronia entre as pessoas, acostumar nossos ritmos internos a caminharem juntos e desenvolver a presença de palco perdendo a timidez ao ser visto. “Mas e quem toca música clássica? E os recitais de piano solo? Eles não acontecem em conjunto.” O conjunto pode ser menor, mas é existente. A cumplicidade entre professor e aluno, neste caso, é fundamental. Preparar um repertório e ter confiança de apresentá-lo sozinho é reconhecer todo o trabalho em conjunto que todos os professores, por quem este solista passou, fizeram em sua jornada. E para além disso, música é uma arte do tempo. Como o silêncio absoluto não existe e muito raramente temos a chance de estudar em uma sala acusticamente preparada, sempre haverá alguém nos ouvindo. O som nunca está sozinho. Por vezes nosso conjunto é o público e esse pode ser o conjunto mais difícil. Diversas pessoas desconhecidas, o músico se sentindo exposto, plateias muito diversas, nervosismo. Esses e outros elementos são muito difíceis de administrar durante a performance ao vivo, e pensando nisso a Duettom agora proporciona, além dos shows de fim de semestre, o Momento Musical Duettom. Este evento consiste em uma apresentação menor do que o show, ou seja, sem uma banda completa, onde nossos alunos podem se apresentar junto a um professor ou sozinhos, cantando e/ou tocando algo de sua preferência. Nossa primeira experiência com o Momento Musical Duettom aconteceu no dia 19/05/2018, quando a Duettom comemorou os 21 anos da Rua da Cidadania Matriz, a experiência foi realmente boa, nossos alunos saíram satisfeitos e nós proporcionamos música para as pessoas que passavam pela região da Praça Ruy Barbosa, fazendo bem a quem ouvia e a nós mesmos. Após o sucesso da primeira experiência iremos repetir esse evento. Então, no dia 28/09/2018 a partir das 13h nossa escola estará novamente na Rua da Cidadania Regional Matriz para proporcionar um momento musical aos transeuntes que estiverem ali e a quem mais convidarmos. Venha cantar e tocar conosco e seja parte do nosso conjunto!

Aos alunos da Duettom fica o recado: conversem com seus professores, escolham a música e entrem em contato com a secretaria para ter mais informações sobre o evento.

Aos nossos parceiros e público externo fica o convite: dia 28/09/2018, sexta-feira, às 13h estaremos lá para fazer nossa arte, venha nos prestigiar e se divertir conosco. 

Redação por Ingrid Stein

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *