Com a volta da música aos currículos de educação básica (lei n.9.394/96 que o ensino de música torna-se obrigatório na educação básica), surge também a necessidade de se rever sua prática, é um processo dinâmico, que pode e deve ser mudado e transformado conforme a necessidade, buscando equilíbrio entre meios (estratégias) e fins (objetivos), levando sempre em consideração o objetivo maior do ensino que é a aprendizagem.

Objetivo

Desenvolver um olhar crítico da música veiculada atualmente pela mídia.

Objetivos específicos: sensibilizar musicalmente os alunos através da apreciação de diversos estilos musicais, conhecer diversos estilos e períodos ao longo da história, contextualizando a escuta, através de vivência e manipulação dos sons.

Conteúdo: história da música e formação cultural, acústica musical, propriedades do som, estilo e forma musical;

Estratégias: pesquisa, filmes e desenhos animados, rádio-escola, danças, improvisações, sonorizações, jogos cantados, experiências sonoras diversas;

Avaliação: questionários, entrevistas, produção sonora, registro gráfico das atividades, discussões em grupo e painéis coletivos.

Porque estudar música?

A correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que o SER HUMANO necessita, para se tornar Bem sucedido na vida:

Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música.

Estas qualidades acompanharão o indivíduo a qualquer caminho que escolha para a sua vida.

Os estudantes de música aprendem a serem artesãos: aprendem, como detalhes são cuidadosamente colocados em conjunto para criar belas, não meramente medíocres, sonoridades. Através do estudo da música os alunos aprendem o valor do esforço sustentado para atingir a excelência e os resultados concretos do trabalho árduo.

O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe para que uma orquestra (ou banda), tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e com isto, se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.

A prática da música ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Um pouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorre ao longo da vida. Aprender como lidar com a ansiedade mais cedo e com frequência faz com que seja um problema menor mais tarde.

Encoraja a autodisciplina, ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos características que se repercutirão nas atividades intelectuais sob a forma de estudo efetivo e hábitos de trabalho.

Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer..A música nos faz adquirir uma nova disciplina mental e competência física, o que nos proporciona AUTOCONFIANÇA.

Estudar música, também nos direciona ao desenvolvimento da capacidade para pensar logicamente e analiticamente, aumenta a sua concentração, a cognição e desenvolvimento motor.

Com uma orientação correta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal, assim como, sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.

Práticas de Banda

Prática de Banda consiste em, preparar o aluno para tocar em conjunto e assim aprimorar a técnica, a percepção auditiva e desenvolver a prática de interagir com músicos de outros instrumentos.
As Práticas de Banda, acontecem aos sábados pela manhã,as músicas são selecionadas no início de cada semestre pela equipe de professores,tendo o cuidado de incluir diversos Estilos e Ritmos. Para começar a participar destas Práticas, os alunos precisam ter o Básico de conhecimento músical.

Apresentações e Shows

A Duettom Escola de Música, tem por Regra fazer Apresentações de Alunos no final do Primeiro semestre e final do Segundo semestre, Anualmente; dividindo em tres categorias cada uma delas:
1- Show Acústico
2- Show de Bandas
3- Concerto Solistas

Já estivemos em diversos Espaços Culturais como: Teatro Guairinha, Teatro Positivo, Teatro Fernanda Montenegro,Teatro Paulo Autran,Teatro Brasílio Itiberê, Espaço Klaine( apresentação ao Ar Livre).

Para conhecer melhor a Metodologia da Escola, conhecer nossos professores e nossa escola,agende sem compromisso,uma aula experimental( 30 minutos),certamente você vai gostar.
Ligue para 3013-0086 e fale com Fernanda ou Elis. Estamos te aguardando !!!!