Instrumentos e seu valor no aprendizado

Música, em sua explicação mais básica, é som organizado. E som é algo que acontece no tempo e no espaço, jamais conseguiremos reproduzir duas vezes o mesmo, porque nós mudamos a cada instante e isso faz com que o som também se altere, ao menos a maneira que nós o escutamos. Mas o trabalho do músico é treinar suas habilidades motoras e interpretativas para extrair do instrumento o melhor som possível.

Após o trabalho do compositor, que idealiza os sons e os organiza, o interprete precisa tornar essa organização uma realidade e tocar aquilo que esta escrito. Muitos fatores podem ser relevantes neste momento. Quem é o instrumentista costuma ser o principal deles. Pois é muito comum observamos pessoas extremamente talentosas e dedicadas a música fazendo arte com objetos improváveis ou tirando som de qualquer instrumento, mesmo que aquele não seja seu instrumento principal. Ou seja, um bom músico irá encontrar música em qualquer lugar, seja num piano Steinway Sons ou em um violão  que está perdido no sítio de nossos avós.

Além do fator quem está tocando, outro fator é: o que está sendo tocado. Mesmo que um excelente músico esteja em posse do violão do sítio, nada garante que a qualidade do som que ele produz será boa. Provavelmente a música que ele tocar terá qualidades como fraseado, articulação, dinâmica e expressividade, mas se o instrumento que estiver nas mãos deste músico for ruim é possível que o instrumentista não consiga extrair tudo o que ele deseja.

Pensando neste último fator, a Duettom iniciou um processo de melhora dos instrumentos da escola. Aos poucos estamos renovando o que temos para que o instrumento sirva aos nossos alunos e professores da melhor maneira, e não fiquem devendo em qualidade. Já foi realizada a compra de uma bateria e de três violões novos para a escola. Nossa mais recente aquisição é um piano Essenfelder. Instrumentos de qualidade são também bastante caros e adquirir um piano é um investimento grande, visto que a escola possuía 4 pianos em bom estado. Mas este Essenfelder, que está em excelente estado e pronto para ser tocado, mostra o comprometimento da Duettom em oferecer qualidade aos nossos alunos.

Se você ficou interessado(a) em experimentar este novo som, visite a sala 6 de nossa escola e confira esta beleza!

Redação por Ingrid Stein.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *